Quem Somos

Açaí

Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia é um centro interdisciplinar criado pela Fundação Getulio Vargas, com especialização em mudanças climáticas, uso da terra e uso da biodiversidade.  A missão do Observatório é produzir conhecimento aplicado, capacitação técnica e disseminação de informações para auxiliar o país na transição para economia de baixo carbono.

O “Observatório de Bioeconomia” da FGV, reúne as seguintes unidades: organização do FGV Agro, órgão ligado à Presidência da FGV, Escola   Direito de São Paulo (DIREITO GV), Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE).

Entre as principais competências do Observatório, estão a análise do ciclo de vida do carbono, significativo na direção de produzir com atenção voltada à redução de emissões de carbono e respeito à biodiversidade e aos direitos humanos. Além disso, o financiamento produtivo, a análise de risco econômico e ambiental, a programação e distribuição espacial de dados, a avaliação de impacto de políticas públicas, e a regulação da nova economia verde.

Especial atenção do Observatório é dedicada aos estudos da Amazônia brasileira e dos seus desafios particulares. O Observatório acompanha avanços da bioeconomia regional, e investiga caminhos para conciliar a geração de renda e riqueza com a preservação da floresta e da sua biodiversidade.

Steering Committee

Presidente do Conselho: Carlos Ivan Simonsen Leal

Conselheiros: Roberto Rodrigues, André Corrêa do Lago, Candido Bracher, Marcos Galvão e Patricia Audi

Secretário Executivo: Antonio Carlos Kfouri Aidar

Coordenação

Talita Priscila Pinto - Coordenadora Executiva
Doutora em Economia

Cecília Fagan Costa - Gerente
Engenheira Agrônoma

Pesquisadores

Angelo Costa Gurgel
Pesquisador do MIT e CNPq, desenvolve trabalhos científicos e técnicos em economia do agronegócio, política comercial, política climática, modelagem econômica, biocombustíveis e mudanças no uso da terra.

Camila Genaro Estevam
Bióloga pela UNESP-Rio Claro, com experiência em mapeamentos, sensoriamento remoto, rastreabilidade da produção e cálculo de emissão de gases de feito estufa. Atualmente é mestranda em Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP com foco em modelagem e análise espacial.

Cicero Zanetti de Lima
Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Foi estudante visitante no MIT Joint Program on the Science and Policy of Global Change e Postdoc research associate no Department of Agricultural Economics da Purdue University - IN, USA.

Eduardo de Morais Pavão
Engenheiro Agrônomo pela UFSCar, com experiência em mudanças climáticas e seus impactos na agricultura, modelagem e quantificação de emissões de gases de efeito estufa, sensoriamento remoto e análise espacial e inteligência de negócios e sustentabilidade corporativa. Atualmente é mestrando em agronegócio pela FGV.

Eduardo Delgado Assad
Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa e professor do FGVAgro, membro do comitê científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Atualmente, é coordenador da sub-rede Clima e Agricultura da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação.

Felippe Cauê Serigati 
Doutor em economia, coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio do FGVAgro. Foi pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola (NEA) do Instituto de Economia da Unicamp e atuou como assessor econômico na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Fernanda Valente
Doutoranda em economia aplicada pela Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Foi estudante visitante na School of Mathematics na University of Edinburgh. Possui experiência com modelagem espacial e espaço-temporal, séries temporais, estatística Bayesiana e métodos computacionais em estatística.

Leonardo Munhoz
Advogado, Doutor e Mestre em Direito Ambiental pela Elisabeth Haub School of Law da Pace University. Mestre em Direito dos Negócios pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVLaw) e Bacharel em Direito pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Roberta Cristina Possamai
Mestre Profissional em Agronegócios pela Fundação Getúlio Vargas - SP e economista pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Fundação Getulio Vargas - SP.

Sabrina de Matos Carlos
Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência em Modelagem Econômica e Ambiental através de Modelos Econométricos, Métodos Quantitativos e Modelos de Equilíbrio Geral Computável.

Contato

bioeconomia@fgv.br | | 11-3799.1533

Patrocinadores

CNA
Itaú
Sicoob
Sistema OCB