O FGV Agro disponibiliza um banco de dados relacionado ao setor do agronegócio e à bioeconomia, com o objetivo de fornecer aos profissionais, pesquisadores, alunos e tomadores de decisão, uma fonte confiável de informações que possa colaborar para o melhor entendimento do setor e análises mais precisas.
Através desse recurso, você terá acesso a dados atualizados e relevantes, que ajudarão a impulsionar estratégias e decisões informadas no campo do agronegócio e da bioeconomia.
Painel Agro
Iniciativa do FGV Agro para disponibilizar informações periódicas sobre o agronegócio brasileiro, com o objetivo de se tornar a principal fonte de informação e análise macroeconômica para o setor agro.
Esse esforço visa ocupar o espaço que existe para divulgar informações e dados que interpretem o universo agro como um setor econômico e as suas interações com as principais variáveis macroeconômicas.
Através dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua Trimestral), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o FGV Agro organizou um banco de dados do mercado de trabalho do universo agro brasileiro, considerando tanto a agropecuária como a agroindústria, além de seus setores e subsetores.
A partir desse banco de dados é possível analisar as estatísticas do mercado de trabalho do agro (tanto pessoal ocupado como remuneração) de forma mais robusta e detalhada.
A partir dos dados disponibilizados no portal do Comex Stat, a equipe do FGV Agro analisa as exportações, importações e balança comercial tanto da agropecuária quanto da agroindústria, incluindo seus setores e subsetores, cujas classificações são compatíveis com as aberturas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), lançado pelo FGVAgro, tem como objetivo ser uma medida da evolução de curto prazo do valor adicionado da agroindústria.
O índice permite acompanhar mensalmente a evolução da agroindústria nacional desde 2002. O PIMAgro foi construído com base na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
OCBIO
Com o objetivo de disseminar as pesquisas desenvolvidas no Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia (OCBIO) essa seção disponibiliza as estatísticas sobre os principais componentes da Bioeconomia.
A partir dos dados disponibilizados no portal do Comex Stat, a equipe do FGV Agro analisa as exportações, importações e balança comercial de um conjunto de setores e subsetores associados à Bioeconomia.
[Em construção]
Através dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua Trimestral), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o FGV Agro organizou um banco de dados do mercado de trabalho da Bioeconomia, considerando seus setores e subsetores.
A partir desse banco de dados é possível analisar as estatísticas do mercado de trabalho da Bioeconomia (tanto pessoal ocupado como remuneração) de forma robusta e detalhada.
[Em construção]