Dados

O FGV Agro disponibiliza um banco de dados relacionado ao setor do agronegócio e à bioeconomia, com o objetivo de fornecer aos profissionais, pesquisadores, alunos e tomadores de decisão, uma fonte confiável de informações que possa colaborar para o melhor entendimento do setor e análises mais precisas.

Através desse recurso, você terá acesso a dados atualizados e relevantes, que ajudarão a impulsionar estratégias e decisões informadas no campo do agronegócio e da bioeconomia.

Painel Agro

Iniciativa do FGV Agro para disponibilizar informações periódicas sobre o agronegócio brasileiro, com o objetivo de se tornar a principal fonte de informação e análise macroeconômica para o setor agro.

Esse esforço visa ocupar o espaço que existe para divulgar informações e dados que interpretem o universo agro como um setor econômico e as suas interações com as principais variáveis macroeconômicas.

Mercado de Trabalho do Agro

Através dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua Trimestral), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o FGV Agro organizou um banco de dados do mercado de trabalho do universo agro brasileiro, considerando tanto a agropecuária como a agroindústria, além de seus setores e subsetores.

A partir desse banco de dados é possível analisar as estatísticas do mercado de trabalho do agro (tanto pessoal ocupado como remuneração) de forma mais robusta e detalhada.

 

Relatório (2º trimestre de 2023)

Planilha de Dados

Desempenho Comercial do Agro

A partir dos dados disponibilizados no portal do Comex Stat, a equipe do FGV Agro analisa as exportações, importações e balança comercial tanto da agropecuária quanto da agroindústria, incluindo seus setores e subsetores, cujas classificações são compatíveis com as aberturas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

 

Dados, Gráficos e Tabelas

PIMAgro

O Índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), lançado pelo FGVAgro, tem como objetivo ser uma medida da evolução de curto prazo do valor adicionado da agroindústria.

O índice permite acompanhar mensalmente a evolução da agroindústria nacional desde 2002. O PIMAgro foi construído com base na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

 

Comentários (fev/24)

Planilha de Dados

OCBIO

Com o objetivo de disseminar as pesquisas desenvolvidas no Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia (OCBIO)  essa seção disponibiliza as estatísticas sobre os principais componentes da Bioeconomia.

Desempenho Comercial da Bioeconomia

A partir dos dados disponibilizados no portal do Comex Stat, a equipe do FGV Agro analisa as exportações, importações e balança comercial de um conjunto de setores e subsetores associados à Bioeconomia.

[Em construção]

Mercado de Trabalho da Bioeconomia

Através dos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua Trimestral), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o FGV Agro organizou um banco de dados do mercado de trabalho da Bioeconomia, considerando seus setores e subsetores.

A partir desse banco de dados é possível analisar as estatísticas do mercado de trabalho da Bioeconomia (tanto pessoal ocupado como remuneração) de forma robusta e detalhada.

[Em construção]

Patrocinadores

CNA
Itaú
Sicoob
Sistema OCB